domingo, 25 de dezembro de 2011

Boas leituras

Eu hoje adicionei dois livros a minha lista de leitura recomendada.

O primeiro é um livro de Thimoty Gallwey, considerado um dos precursores do Coaching, com o titulo "O jogo interno do Tenis" (The inner game of tennis"). Apesar do título relacionado ao Tenis, Gallwey não trata das questões técnicas ou táticas do jogo. Gallwey trata do jogo no seu aspecto mental, dividindo o jogador em dois. O primeiro é aquele que enfrenta o adversário externo e o segundo é aquele que enfrenta o adversário interno, que todos carregamos. Gallwey nos mostra como identificar e acalmar o segundo jogador, que muitas vezes impede que o primeiro jogador possa jogar na sua plenitude, atingindo sua melhor performance e, principalmente, se divertir! Este livro é muito útil para o desenvolvimento do auto-conhecimento, que é uma etapa critica para o processo de realização pessoal. O segundo livro, "O que mais importa - O poder de viver seus valores.", de Hyrum W. Smith,trata de nossos valores pessoais e sua importância para que tenhamos uma vida com plenitude. O autor relata como podemos identificar e viver alinhados com os nossos valores fundamentais (e não os de outros!). Este alinhamento é critico na definição do PONTO B, que é onde se quer chegar. Quando isto acontece, o caminho para a realização pessoal é consistente e seguro.

 Boa leitura e VIVA SUA VIDA!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Qual e o seu sonho?

Quantos de nos temos sonhos ou desejos que nunca realizamos? Alguns destes sonhos são grandes, como abrir um negocio próprio. Outros são mais simples, mas não menos importantes, como ter mais tempo para si próprio ou para sua família. O certo e que todos temos algo que queremos realizar, mas que sempre cai na condição de "algum dia".
E porque isto acontece? Por três motivos: falta de foco, falta de um plano e falta de ação.
Dar foco e ter claro qual e o seu objetivo, e este se traduz por algo especifico, mensurável, atingível, realista e temporal. Um exemplo bem simples vem para objetivos de dieta: perder 10kg em 6 meses. E especifico? Sim, perder peso. E mensurável? Sim, 10kg. E atingível e realista? Sim, perder 10 kg e possível. E temporal? Sim, em 6 meses? E muito diferente de dizer: -  vou fazer uma dieta ou preciso perder peso.
Ter um plano eh ter um caminho claro entre onde se esta e onde se quer chegar. Sem ele o sonho e um devaneio. Olhando o exemplo da dieta. Qual e o plano para se perder 10 kg em 6 meses? Quais as atividades físicas ira fazer? Quanta vezes por semana? Como será a sua alimentação? Você terá apoio de algum profissional? Quais serão seus checkpoints? Que outros pontos precisa considerar para chegar em seu objetivo?
E se tem um sonho e um plano para atingi-lo precisa coloca-lo em ação! E quantas vezes não se encontra nesta situação? Sabe o que quer, o que precisa fazer e não saí do lugar, e se frusta, preferindo achar razoes externas para o seu insucesso. Não tive tempo, não tive os recursos necessários e assim por diante. E vai deixando seu sonho na condição de "algum dia".
E o que te faz ir adiante e colocar seu plano em ação? São seus sentimentos e emoções. Eles são o combustível da ação. Tão logo identifica o por que da importância deste sonho, a motivação surge naturalmente. Voltando ao exemplo da dieta. Se o seu objetivo e perder 10kg em 6 meses, pergunte-se por que isto e importante para você. Procure descobrir quais os seus sentimentos e emoções quando chegar lá. Quando tivermos  isto claro e forte, colocara seu plano de ação em curso.
Então, qual êh o seu sonho?
Não deixe sua vida passar por você. 

Viva a sua vida!