quarta-feira, 28 de março de 2012

O teste das três perguntas.

Quando alguém  vier até você falar de uma pessoa que você conhece, faça três perguntas:

Voce tem certeza que o que vai me dizer sobre esta pessoa é absolutamente verdadeiro?
Se a resposta for não ou não tenho certeza, faça uma segunda pergunta.

O que você vai me dizer sobre esta pessoa é algo bom?
Se a resposta for não, faça a terceira pergunta.

O que você vai me dizer sobre esta pessoa me será útil?

Se a resposta  for não, pode então refletir: porque dar atenção a algo que pode não ser verdadeiro, que não é bom e que não lhe será útil?

Não perca seu precioso tempo com fofocas e intrigas. Direcione sua energia para o que pode levar você a atingir seus objetivos.

VIVA A SUA VIDA!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Palavras a evitar em nossas conversas.

Outra palavra a evitar em nossas interações é "deveria". Ela pode ser aviltante em uma conversa, fazendo parte de uma tática agressiva. Quando dizemos a uma pessoa que ela deveria ou não deveria fazer alguma coisa, imediatamente colocamos esta pessoa em uma posição defensiva, forçando-a justificar ou explicar ações e decisões.
Podemos substituir "deveria" por "poderia". Perguntado o que poderia ser feito muda o foco da conversa, de uma abordagem julgadora para uma abordagem cooperativa, abrindo campo para a busca de soluções positivas.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ouvir e entender

A necessidade primeira de uma pessoa não é entender mas ser entendida.

Uma pessoa busca em uma conversa ser ouvida e entendida, e só irá ouvir o que o outro tem a dizer quando tiver tido a oportunidade de expor tudo o que tem em mente. Uma vez tenha tido a chance de colocar tudo "para fora" estará pronta para ouvir e receber feedback.

Usualmente, temos a tendência de não saber esperar o que o outro tem a dizer, e nos atiramos a despejar nossa "sabedoria" sobre a pessoa com quem interagimos. Pense em como isto acontece nas suas relações de trabalho, de família e amizade, e como esta atitude interfere na melhor resolução de problemas ou no desenvolvimento de oportunidades.

No processo de Coaching, o Coach tem a habilidade de estar junto ao Coachee e saber ouvir. Ele tem os ouvidos bem abertos e possui as técnicas para uma comunicação efetiva. Desta forma, é capaz de conduzir o Coachee a atingir seus objetivos.

Mesmo que você não seja um Coach, esteja atento e ouça!

VIVA A SUA VIDA!