Você, como quase todas as pessoas, fez promessas para 2012 na virada do ano, certamente em meio a muita alegria e otimismo.
Hoje,31 de janeiro, termina o primeiro mês do ano. Como estão suas promessas? Da mesma maneira, como para a grande maioria das pessoas, provavelmente suas promessas de ano novo já ficaram pelo caminho, esperando para serem renovadas no próximo ano novo, ou não?!
A incapacidade de sustentar estas promessas ocorre por algumas razões:
- primeiro, elas são vagas ou genéricas, tipo "este ano vou economizar dinheiro" ou "este ano vou fazer exercícios físicos" ou "este ano vou emagrecer" ou "este ano vou arranjar um trabalho melhor" ou qualquer outra promessa parecida que você possa ter feito ou ouvido alguém fazer;
- segundo, estas promessas carecem de metas claras e mensuráveis, para que você possa acompanhar o seu progresso e fazer os ajustes de estratégias ao longo do caminho;
- terceiro, elas não tem prazo estabelecido, quando começam, quando terminam e quais são os pontos de verificação (ou checkpoints para os que preferem em inglês)
- quarto, as promessas carecem de um propósito, pois ninguém emagrece por emagrecer, mas por que tem o propósito de se sentir melhor, mais saudável ou outro proposito que o valha; ninguém guarda dinheiro por guardar, mas porque tem o propósito de levar uma vida financeira mais equilibrada e estável ou porque quer ter uma aposentadoria tranqüila;
- quinto, são muitas vezes irreais ou inatingíveis, o que faz com que sejam abandonadas rapidamente;
- sexto, não se tem um plano para atingi-las.
Portanto, se você quer atingir um objetivo neste ano, que vai trazer mais realização para sua vida, verifique se ele atende estes requisitos: especifico, mensurável, temporal, relevante e realizável. E monte um plano para atingi-lo!
Vou mudar um dos objetivos que citei acima: "este ano vou economizar dinheiro para viajar".
Vamos rescreve-lo da seguinte forma: "Este ano, até dezembro, vou economizar R$ 10.000 para fazer uma viagem ao exterior nas minhas ferias. Para isto, vou economizar 10% do meu salário mensal, juntar com meu adicional de ferias e metade do meu 13 salário."
Qual destas formas tem mais chances de sucesso?
Então, ainda tem 11 meses pela frente. Vale a pena rescrever suas promessas de ano novo e transforma-las em objetivos realizáveis que trarão mais felicidade para sua vida? Ou via esperar a próxima virada de ano?
VIVA A SUA VIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário